quarta-feira, 13 de julho de 2011

Série: 100 idéias que funcionam - Procedimentos Gerais 1

"...a questão é óbvia: hereditariedade não equipa uma criança com atitudes corretas; elas aprenderão o que lhes é ensinado." (Dr James Dobson - Dare to Discipline, pág 254)

16. Crie uma imagem ideal da sua classe. É bom escolher um nome que descreva sua classe como modelo daquilo que você quer que ela seja. Por exemplo: Corações Felizes, Clube Timóteo, etc. Isso estabelecerá um alvo que você poderá levar seus alunos atingirem.

17. Apresente lições interessantes e apropriadas a cada idade. Provavelmente não se pode dizer tudo sobre esse tópico. Não importa quão bem você tenha organizado seu conteúdo, materiais e procedimentos; se eles não estiverem apropriados à maturidade e interesse da sua classe, serão um convite a problemas de comportamento.

18. Faça suas apresentações de forma atraente, envolvendo os alunos com variedade de métodos, visuais e materiais. Não caia no hábito de fazer tudo igual vez após vez.

19. Seja cuidadoso em relação ao excesso de estímulos. Variedade demais em uma lição não é bom, pois não lhe permite focalizar em um único tema. Não use material que requeira muito tempo, ou seja, confuso em sua manipulação. Uma dose excessiva de atividades físicas pode resultar em bagunça rapidamente.

20. Elimine o tédio que pode resultar de repetições monótonas e de exercícios escritos. A maioria das atividades escritas pode facilmente ser substitída por atividades manuais, flash cards e jogos.

21. Lembre-se de que os alunos têm estilos diferentes de aprendizagem e cada um tem seus pontos fortes e fracos. À medida que você acrescenta variedade em seu programa educativo, certifique-se de incorporar material que ofereça equilíbrio àqueles que aprendem de maneira sequencial, global, visual e auditiva.

22. Ofereça oportunidade aos alunos de escolher entre diferentes tarefas e atividades. Eles se sairão melhor naquilo que lhes interessa e combina com seus talentos.

23. Focalize naquilo que os alunos podem fazer em vez de, ou além de, ouvir, ler e escrever. Algumas ações a serem consideradas são: representar, analisar, aplicar, perguntar, assistir, construir, cuidar, categorizar, escolher, colecionar, comparar, controlar, corresponder, criar, demonstrar, projetar, desenvolver, dedicar tempo, diagramar, dirigir, discutir, desenhar, eliminar, encorajar outros, apreciar, avaliar, exemplificar, exibir, experimentar, procurar, seguir, doar, visitar, ajudar, identificar, entrevistar, inventar, manter, listar, buscar, modelar, citar, organizar, resumir, telefonar, planejar, orar, entender, gravar, regozijar, responder, economizar, agendar, selecionar, sequenciar, compartilhar, mostrar, criar e participar de esquete, organizar e participar de paradas, estudar, sugerir, tomar, conversar, ensinar, pensar, usar, valorizar, observar, testemunhar, trabalhar, etc.

24. Concentre-se em elevar a habilidade de raciocínio de seus alunos, na medida em que os desafia a ir além do simples memorizar e identificar de informação.

25. Dê aos alunos algo pelo que trabalhar. Aulas bem motivadas são muito menos sujeitas a problemas de disciplina. Prêmios, programação para uma noite na escola e até mesmo dez minutos de tempo livre servem de motivação a muitos alunos. O uso de cartazes com desenhos engraçados pode ser bom, mas cuidado em caso de demonstrarem o baixo rendimento de alguns alunos... Isso apenas causará mais problemas.

26. Crie, para os alunos, oportunidades de trabalho em grupos. A pressão dos colegas pode ser uma força positiva (ou, infelizmente, negativa) para o bom comportamento.

27. Procure oportunidade, mesmo para os alunos mais difíceis, de desenvolvimento de papéis em liderança responsável. Isso pode, muitas vezes, afetar, positivamente a atitude e o comportamento de um aluno.

28. Discuta, frequentemente, com os alunos sobre o tipo de classe que querem ter. Não permita citação de nomes como: "Se Bruno ficasse quieto, nossa classe seria melhor". Em vez disso, use termos gerais, como por exemplo: "As pessoas não deveriam falar sem permissão". Quando essa informação parte dos próprios alunos, vem acrescida de forte pressão dos colegas contra os poucos que podem interferir no andamento da aula.

29. Dê retorno aos alunos para que saibam quando estão ou não alcançando suas expectativas. Explique claramente o que procura atingir e como seus alunos podem alcançá-lo. Faça isso especialmente quando as coisas estiverem indo bem, uma vez que é fácil não dar valor a essas oportunidades. Entretanto, sem o retorno, os alunos não podem assumir o comportamento que lhe agrada.

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