sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ESTÍMULO PARA O APRENDIZADO


A participação dos pais na vida escolar dos filhos é um grande estímulo para o aprendizado. A constatação de educadores das universidades do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Federal do Estado do Rio (Unirio), foi feita com base em relatos de pais e alunos, ouvidos pelos especialistas.

Segundo eles, os resultados dos alunos na escola são melhores nas famílias que estão mais envolvidas nos estudos, e o panorama não está relacionado ao fato de a família ter mais ou menos condições financeiras.

“A postura motivadora é importante. As famílias empenhadas tendem a melhorar a trajetória dos alunos”, afirma o professor Márcio da Costa, da Faculdade de Educação da UFRJ.

Desde as primeiras séries os pais devem demonstrar interesse pelo que acontece na vida escolar de seus filhos, o que está sendo ensinado na escola, verificar se eles têm dificuldade ou não de aprendizagem, como é o relacionamento com os professores e com os colegas e incentivá-los a não faltar às aulas.

É fundamental que a família ajude a criança a desenvolver a disciplina indispensável às capacidades do trabalho intelectual, e motivá-los a se adequarem às exigências das escolas, que têm que estar disponíveis para criar mecanismos para atrair os pais.

Fonte: Extra on-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário