6. Organize sua classe para que funcione bem e tenha rotinas bem estabelecidas. Isso leva o aluno ao estágio de "ir com a maré", enquanto elas são implementadas.
7. Mantenha um ambiente físico adequado, com boa ventilação, controle de frio e calor, mínimas fontes de distração, etc.
8. Seja organizado. Tenha um lugar para cada coisa. Seja firme com o horário. Tenha todo o material à mão. Mude naturalmente de uma atividade para a outra. Mantenha tudo limpo e organizado enquanto trabalha.
9. Estabeleça rotinas para cada atividade em classe: entrada, tomada de lugares, resoluções de dúvidas, guarda e busca de material, etc. Em lugar de ser algo opressivo, isso estabelece uma sensação de bem-estar aos alunos, pois eles sabem qual é a rotina e que seus direitos estão protegidos. Assim, economizará seu tempo a longo prazo e evitará discussões entre os alunos.
10. Use o arranjo de cadeiras como instrumento para alcançar boa disciplina. Não é necessário estabelecer lugares em todas as situações, mas será bom controlar o arranjo das cadeiras. Mantenha alguns assentos vazios para mudar alunos de lugar, caso necessário.
11. Determine padrões de comportamento para a classe. Seja claro e objetivo. Os alunos mais antigos podem ajudar a listá-los. Mencione-os ocasionalmente, quando necessário, para relembrá-los e informar os novos alunos. Refira-se a eles como parte da rotina da classe. Por exemplo: "Obrigado por levantar a mão, Susana. Lembre-se que esta é uma regra a ser sempre observada nesta classe."
12. Elogie os alunos que seguem as regras. Seja específico. Por exemplo: "É bom ver que você sempre presta atenção, João". "Ana, você me ajuda muito quando não conversa enquanto distribui os lápis". Outros reforços podem ser sorrisos, tapinhas nas costas, apertos de mão; adesivos em geral, desenhos de carinhas alegres ou estrelas na folha do caderno, etc.
13. Chegue cedo à classe. Tenha tudo organizado e cumprimente cada aluno pelo nome à porta. Dirija-os a uma ação imediata determinando-lhes uma área, atividade ou iniciando a rotina da manhã.
14. Prepare a aula com antecedência, de modo que os alunos terão trabalho suficiente para fazer nos diferentes períodos de ensino. Tenha sempre planos e material alternativos. Lembre-se do velho adágio: "Planeje seu trabalho e trabalhe seu plano". Ao mesmo tempo, seja suficientemente flexível para que, caso nao consiga terminar tudo como esperava, você não se sinta frustrado. Algumas vezes o Espírito o levará a atender a uma necessidade que se levanta no momento.
15. Demonstre liderança. Seja claro. Mantenha o controle. Seja direto. Você é o professor e os alunos vão olhar para você a fim de buscar direção. Eles são rápidos para captar indecisões, desorganização, etc. Falta de bom preparo e de direção clara são convites abertos a problemas de comportamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário