terça-feira, 30 de agosto de 2011

SUGESTÃO DE BRINCADEIRA


CADEIRA QUENTE
Material necessário :
sala ampla, cadeiras e um aparelho de som.
Desenvolvimento: será formado um círculo com cadeiras, dando espaço entre uma e outra para facilitar o acesso das crianças. A quantidade de cadeiras deverá ser menor do que o número de crianças. Ao som de uma música, as crianças caminharão ao redor das cadeiras. De repente, a música será interrompida e todos deverão ocupar as cadeiras. As crianças que não conseguirem sentar, sairão da brincadeira. Uma ou duas cadeiras serão retiradas. Novamente, ao som da música, as crianças circularão e se sentarão quando a música cessar. A brincadeira continua, até que reste somente uma cadeira e será vencedora aquela criança que sentar na última cadeira. 


O GATO E O RATO
Desenvolvimento: Duas crianças voluntárias assumirão os papéis de gato e de rato. De mãos dadas as crianças formam um círculo e devem dificultar a entrada ou saída do gato, facilitando o acesso do rato. Para iniciar o rato fica dentro do círculo e o gato fora. Quando o gato conseguir pegar o rato, outra dupla iniciará a atividade. 

ESCONDER A VARINHA
Material necessário: uma varinha, um círculo grande desenhado com giz no centro da sala.
Desenvolvimento: A dirigente escolherá uma criança para ser a líder da brincadeira. Este líder terá a função de esconder uma varinha para que os demais participantes a encontrem. Todas as vezes em que alguém se aproximar da varinha, o líder dirá: "Está esquentando!" Todas as vezes que se afastarem, o líder dirá: "Está frio!" Quando alguém encontrar, dirá bem alto: "Fogo! Fogo!". Neste momento, todos deverão correr para entrar no círculo. O que achou a varinha, procurará tocar (NUNCA BATER) em alguém , antes que este entre no círculo. A criança que encontrou a varinha passa a ser o novo líder. Quem for tocado pela varinha, sairá da brincadeira. A brincadeira continua até que o grupo perca o interesse. 

ACERTANDO O GOL
Material necessário: uma bola, uma trave pequena, uma venda para os olhos.
Desenvolvimento: O grupo será dividido em duas ou três equipes com igual número de participantes. Cada equipe escolherá um líder para ser o orientador. Uma equipe, de cada vez tentará fazer gol, procedendo da seguinte maneira: o líder escolhe um jogador de sua equipe e este, com os olhos vendados, chuta a bola tentando fazer gol, sendo orientado pelo companheiro líder. Vence a equipe que conseguir fazer mais gols. Dependendo da idade das crianças, a brincadeira poderá ser facilitada ou dificultada, aproximando ou afastando a trave de quem vai chutar. 


DESENHANDO COM OS OLHOS VENDADOS
Material necessário: quadro-negro, giz, venda para os olhos
Desenvolvimento: Cada componente do grupo deverá ir ao quadro-negro com os olhos vendados e fazer um desenho de livre escolha ou sugerido pelo líder. Vence quem conseguiu desenhar melhor. 

SOLTANDO BALÕES
Material necessário: balões (bolas de sopro) e pedaços de papel numerados. Uma lista numerada com perguntas bíblicas, tiradas das lições da Escola Dominical.
Desenvolvimento: A dirigente soltará os balões cheios, cada um contendo um pedaço de papel com um número. O número de balões precisa ser correspondente ao número de participantes. Cada um deverá pegar apenas um balão e estourá-lo. No entanto, terá que esperar a sua vez. A dirigente irá chamando as crianças, aleatoriamente ou por sorteio, e fará a pergunta consultando a lista que tem em mão. Cada criança terá dez segundos para responder, sob pena de pagar uma prenda se não conseguir responder corretamente.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ESTÍMULO PARA O APRENDIZADO


A participação dos pais na vida escolar dos filhos é um grande estímulo para o aprendizado. A constatação de educadores das universidades do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Federal do Estado do Rio (Unirio), foi feita com base em relatos de pais e alunos, ouvidos pelos especialistas.

Segundo eles, os resultados dos alunos na escola são melhores nas famílias que estão mais envolvidas nos estudos, e o panorama não está relacionado ao fato de a família ter mais ou menos condições financeiras.

“A postura motivadora é importante. As famílias empenhadas tendem a melhorar a trajetória dos alunos”, afirma o professor Márcio da Costa, da Faculdade de Educação da UFRJ.

Desde as primeiras séries os pais devem demonstrar interesse pelo que acontece na vida escolar de seus filhos, o que está sendo ensinado na escola, verificar se eles têm dificuldade ou não de aprendizagem, como é o relacionamento com os professores e com os colegas e incentivá-los a não faltar às aulas.

É fundamental que a família ajude a criança a desenvolver a disciplina indispensável às capacidades do trabalho intelectual, e motivá-los a se adequarem às exigências das escolas, que têm que estar disponíveis para criar mecanismos para atrair os pais.

Fonte: Extra on-line

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

NOITE DO PIJAMA



Maiores informações: (14) 3208-1244 ou bauru@boladeneve.com